Quem Somos

Organização

Sendo a única estrutura representativa das Cooperativas de Habitação a nível nacional, a FENACHE reúne hoje 31 Cooperativas de Habitação com atividade de promoção regular.

As atribuições estatutárias da FENACHE são a representação e a defesa dos interesses das cooperativas filiadas; o fomento, organização e divulgação do cooperativismo habitacional e da intercooperação; a organização de serviços de apoio às suas filiadas, designadamente os de natureza jurídica, e os relacionados com as ações de promoção, construção e gestão habitacional; e ainda a promoção de ações de formação de quadros.

As Cooperativas filiadas na FENACHE e as suas Uniões têm experiência de décadas na área de promoção habitacional (seja através de construção nova, seja da reabilitação), realizando todas as tarefas inerentes, desde a obtenção dos terrenos até à entrega das habitações aos seus membros; e também na gestão de empreendimentos habitados, quer em regime de propriedade coletiva, quer em regime de propriedade individual.

As filiadas na FENACHE têm ainda uma experiência notável, e assinalável sucesso, no arrendamento social, na gestão de serviços de manutenção e conservação de edifícios, dos espaços envolventes e dos diversos tipos de equipamentos construídos para servir as populações residentes nos seus bairros e comunidades vizinhas ; na organização de atividades recreativas, culturais e esportivas; e ainda na gestão de serviços educacionais para crianças e jovens e de apoio aos idosos, nas mais diversas valências.

Estruturas de representação

Em território nacional, a FENACHE tem assento no Conselho Nacional de Habitação, um órgão de consulta do Governo no domínio da política nacional de habitação. Este organismo, que decorre da Lei de Bases da Habitação, pretende garantir a articulação e participação ativa das entidades representativas neste setor, garantindo a continuidade das políticas públicas, mas contribuindo para a definição dos instrumentos mais eficazes para a garantia do direito à habitação. Este Conselho vem substituir o órgão consultivo que funcionava junto ao IHRU, reforçando as suas competências e garantindo uma ligação direta com a ação governativa.

A Fenache está igualmente representada no Conselho Municipal de Habitação das Câmaras Municipais de Lisboa, Setúbal, Braga, Guimarães e Matosinhos.

Ainda neste âmbito, e igualmente como organização representativa do Movimento Cooperativo Habitacional, a FENACHE integra e participa ativamente, na CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, uma das organizações de cúpula do Movimento Cooperativo Português, cujo processo de constituição está associado na cooperação com outras Federações Nacionais dos diferentes ramos cooperativos não agrícolas que atuam em nosso país.

Orgãos Sociais

ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS PARA 2021 - 2024
(Assembleia Geral de 27-03-2021)

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

AS SETE BICAS - Guilherme Vilaverde
CETA - Arnaldo Lucas
ÁGUA VIVA - Fernando Folha

DIREÇÃO

NOVACOOP - Manuel Tereso
COOBITAL - Carlos Vargas
URB. COOP. VALE FORMOSO DE CIMA - Jorge Guilherme

CONSELHO FISCAL

CONDOMINIO 4U - Orlando Vargas
SANTO ANTÓNIO DAS ANTAS - João Freire
HABIPENHA - Álvaro Silva